sábado, 7 de janeiro de 2017

10 dicas de como não sofrer golpes ao fazer compras online


1- Não compre sem, antes, pesquisar.
Não compre um produto que você não sabe o valor dele nos últimos meses. O golpe se utiliza da euforia das vítimas, ao verem um produto que diz estar com 70%, 80% de desconto.

2- Não existe desconto de mais de 50%.
Devido ao momento econômico mundial, em particular o brasileiro, o preço de um mesmo produto está maior do que em 2014. Também há o "preço Brasil", que faz um produto ser bem mais caro por aqui, pelos impostos, mas principalmente porque nós compramos por status (as empresas se aproveitam disso há décadas). Além disso, as lojas aumentam o preço antes da Black Friday para dar um desconto mínimo no dia e dizer que foi um grande desconto. Não acredite em produtos que estão muito baratos.

3- Só compre em sites com certificado de segurança (criptografia)
Nunca, jamais, coloque seus dados em sites que você não tem certeza da segurança deles. Somente digite dados pessoais e dados do cartão de crédito em sites que tenham as iniciais https://www... Esse "S" significa "seguro". Todos os sites normais começam com http://www... Se você verificar que a página de pagamento não possui o S de seguro, então outras pessoas poderão ter acesso às suas informações, e não só o site. Quando o site é seguro, somente seu dispositivo e a página de vendas poderão entender o que está sendo processado. Mesmo que fosse possível alguém registrar as informações, não seria possível entender.

4- Existem sites falsos idênticos a sites verdadeiros.
O Facebook, o Instagram, etc. possuem a ferramenta de publicidade, onde o dono de uma página apenas paga para divulgar uma publicação como "patrocinado". O Facebook não verifica se o site divulgado é verdadeiro, ou um golpe, estão interessados somente em receber o dinheiro pago pela publicidade. Esses sites clones são tão bem feitos que, se você clicar em qualquer link da página, ele direciona para o site verdadeiro da loja. Também são registrados em nome de pessoas que nem sabem, porque os golpistas utilizam o CPF de outra pessoa para registrá-los.

5- Desconfie de sites que só aceitam pagamento à vista.
Geralmente, esses sites clones divulgam um produto muito barato e só aceitam pagamento por boleto. Assim, depois que a vítima paga o boleto, é impossível receber o dinheiro de volta, porque obviamente o produto nunca chegará.

6- Cuidado com o Mercado Livre, OLX e similares.
Só compre nesses sites se for um vendedor bem qualificado e onde a compra possa ser protegida (no caso do mercado livre). No caso da OLX e outros, onde a compra é feita direto com outra pessoa física, prefira comprar de alguém que mora na mesma cidade que você, para poder testar o produto no ato do pagamento. Lembre sempre de marcar o encontro para finalizar a compra em lugares públicos, com muitas pessoas (shoppings são uma boa alternativa)

7- Veja o histórico de preços do produto.
Existem sites que mostram o histórico de preços de um produto ao longo do ano. Buscapé e Zoom são exemplos. Se o produto desejado não estiver em promoção, espere mais um pouco. Não compre por compulsão, nem se sinta obrigado a comprar porque é Black Friday.

8- O seu produto pode demorar a chegar.
Como o volume de vendas aumenta muito nessa época, as lojas podem vender um produto que não está em estoque. Assim, você terá que esperar uma, ou duas semanas, até que o produto seja despachado para transporte.

9- Conheça seus direitos como consumidor.
Oferta anunciada deve ser cumprida. Se um site divulgar um preço e, na tela de finalizar a compra, o preço mudar, tire um print da oferta e da tela onde o preço mudou. Tente resolver isso com a loja. Se não der certo, acione o Procon. 

10- Você pode desistir de qualquer compra pela internet, até 7 dias depois da compra. Ao devolver o produto na caixa que veio e com todos os acessórios, você tem direito a reembolso total. Se você, por qualquer motivo, pagar a mais por um produto e só perceber quando a fatura do cartão chegar, você tem direito a receber o dobro do valor pago, de volta.
Sempre que se sentir lesado, busque o Procon, que dará todo o apoio para resolver a situação.

Obrigado, de nada. E boas compras.

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