sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Protestos Fora Temer


Não espere ser tratado da mesma forma nos protestos.

Existe uma diferença crucial entre os manifestantes que tomaram as ruas contra Dilma e os que agora as tomam contra Temer. E não é a ideologia política, porque no fim, bem no fim das contas, quem está governando esse país é o congresso. Elegemos um congresso muito conservador em 2014. E o reflexo disso ainda está por vir. Serão as medidas tomadas para aliviar a crise que irão diferenciar esse congresso de um outro mais representativo dos interesses dos mais pobres.

O que diferencia você que protesta contra Temer daqueles amarelinhos que protestaram contra Dilma, é o que a Polícia faz com você.

Contra Dilma, transmissão ao vivo exaltando os manifestantes, pessoas em sua maioria de classe média e média alta. Qualquer ação da Polícia resultaria em inúmeras reportagens, identificação e prisão dos policiais, além da acusação do Governador, por ter ordenado ação contra o povo.

Contra Temer, nenhuma menção na TV (enquanto não puder chamar alguém de vagabundo), a maioria dos manifestantes vem da periferia, ninguém importante para garantir seus próprios direitos diante da Polícia. Assim, independente do partido do Governador, ele vai usar o poder que tem para dispersar a manifestação. É a pressão das pessoas importantes, com a mídia em silêncio, que garante que a Polícia pode fazer o que for possível para diluir todos os protestos.

Por isso que a Polícia pode cegar um cinegrafista, ou uma manifestante, e ficar por isso mesmo.

O fato dos manifestantes contra Dilma tirarem fotos com a Polícia não é porque eles são pacíficos e os contra Temer são vagabundos. Mas sim porque a Polícia não podia fazer nada antes e agora pode. A Polícia Militar é treinada para tratar o povo como inimigo de guerra. A situação que nos encontramos, travestida de guerra contra o tráfico, tem como uma das causas a maneira como a segurança pública é gerida: o povo é inimigo de guerra.

Então, não adianta ser domingo, de madrugada, com 10 pessoas. Não adianta você ir com flores para o protesto contra Temer, você vai levar bala de borracha, no mínimo. Quem comanda a PM indiretamente já autorizou o massacre. Vá preparado e muito atento.

E não descarte a possibilidade de ter que devolver as bombas lançadas. Porque a chapa vai esquentar.

Um comentário:

  1. Protestos pacíficos?!?!
    Deixe de ser desonesto. Picham e depredam e querem flores?!?! Fazem arruaças e querem louros?!?!

    ResponderExcluir