quarta-feira, 12 de agosto de 2015

ATIVIDADE DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA – Eleições 2014.

Olá, queridos alunos e queridas alunas.

Nessa página, vocês poderão tirar suas dúvidas sobre o trabalho que deve ser entregue, para complementar a nota da II unidade.

Tema: Eleições 2014;
Data da entrega: 21 de Agosto;
Quantidade de membros: 5 estudantes por equipe;

Após apresentar uma introdução à Estatística, faremos uma atividade em grupos de cinco estudantes cada. 

Aula 1: Subsídio: Livro didático, páginas 129, 130, 131, 135 e 136. Apresentação geral da proposta – Os estudantes devem buscar informações sobre as pesquisas eleitorais para o cargo de presidente, nas eleições 2014 no site www.eleicoes2014.com.br, através dos links http://www.eleicoes2014.com.br/pesquisa-eleitoral-para-presidente/ e http://www.eleicoes2014.com.br/candidatos-presidente/ para o recolhimento dos dados das pesquisas eleitorais e dos resultados das eleições, respectivamente.

O objetivo é o grupo apresentar uma análise das pesquisas e do resultado das eleições. Utilizarão representação gráfica, medidas de tendência central e medidas de dispersão. O total de eleitores, que deve ser considerado para o primeiro turno é 103.737.575, que corresponde ao total de votos válidos para presidente no primeiro turno.

Os estudantes devem identificar as relações entre pesquisa e resultado oficial: qual pesquisa mais se aproximou do resultado final, qual mais se distanciou, gráficos das pesquisas, gráfico da média das pesquisas e do resultado oficial, conclusão sobre a confiança das pesquisas e como elas podem influenciar na decisão dos eleitores.

Aula 2: Subsídio: Livro didático, páginas 136 e 137. A partir do estudo da representação gráfica e os vários tipos de gráficos, os estudantes devem escolher qual será o tipo de representação que utilizarão.

Aula 3: Subsídio: Livro didático, páginas 138, 139 e 140. Ao estudar os conceitos de moda, média e mediana, os estudantes devem identificar e colocar em seus trabalhos essas medidas, a partir das pesquisas das eleições 2014.

Aula 4: Subsídio: Livro didático, páginas 145 e 146 Solicitar que os estudantes façam uma análise das pesquisas do segundo turno, considerando o total de 105.476.578 eleitores e utilizando as pesquisas que consideraram os votos válidos, identificando a variância e o desvio padrão entre as pesquisas e, tomando a média das pesquisas, identificar a variância e o desvio padrão com relação ao resultado oficial, considerando o total de votos válidos.

Observações:
i - O uso das medidas de dispersão (variância e desvio padrão) só deve ser empregado nas PESQUISAS DO SEGUNDO TURNO. As pesquisas do primeiro turno só devem ser analisadas até as medidas de Tendência Central (média, moda e mediana).

ii- Os Exercícios Resolvidos do livro irão ajudar no entendimento dos assuntos, então não os ignorem.

iii - Percebam que o número de eleitores a ser considerado não é o mesmo nos dois turnos. Para as pesquisas do primeiro turno, o número de eleitores é 103.737.575. Já no segundo turno, o número de eleitores é 105.476.578.

iv - O trabalho apresentado deve ser digitado e impresso. 

v - Cada grupo deverá fazer uma breve apresentação oral, de no máximo 10 minutos, sobre o trabalho. Não é necessário que todos os membros apresentem. Basta que todos estejam no dia. Cada grupo pode escolher apenas um, ou mais estudantes para apresentar seu trabalho. A ideia é falar das dificuldades em lidar com os dados e com o assunto, além de como perceberam  a ação das pesquisas eleitorais no resultado final das eleições.

vi - As dúvidas sobre o trabalho podem ser postadas aqui, ou enviadas para o e-mail althielis@gmail.com.

Aula 5: Apresentação dos trabalhos. 

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