quinta-feira, 7 de maio de 2015

3 meses de Luto



Hoje faz três meses que a Rondesp cumpriu sua promessa de entrar na Vila Moisés - Cabula e executar jovens que estivessem na rua.

Três meses da chacina que foi tratada com descaso pelas autoridades, pelos governantes, pela mídia e pelos líderes religiosos de Salvador.

Nenhuma palavra de conforto fora dada às famílias, que ao serem perseguidas pela própria PM, têm como porto seguro somente a fé.

Digo isso porque eu fui lá na Vila Moisés, vi e senti a dor de quem teve seus amigos, filhos e irmãos torturados, assassinados e condenados pelo senso comum, que acredita que "bandido bom é bandido morto", mesmo não havendo nenhuma prova de que eram bandidos.

Naquele fim de semana foram 19 jovens, em sua maioria homens, negros e pobres, assassinados. 15 deles, mortos pela polícia. 

Não podemos acreditar que o povo deve se educar sozinho, sem intervenção do estado. Não podemos aceitar que a polícia militar não cumpra fielmente seu papel, que por si só já é contraditório, mas constitucional.

Infelizmente, aquele não foi um fim de semana incomum. Houve alarde porque foram 12 execuções no mesmo local, mas nossos jovens, nossos vizinhos, nossos filhos e irmãos continuam morrendo, 10, 15, 20 por fim de semana.

Qualquer cidadão de bem que mora na periferia não sabe se tem medo do tráfico, da polícia, ou dos dois. Que segurança pública queremos construir e qual estamos construindo?

O seguimento a Jesus Cristo nos obriga a defender a vida em sua totalidade, a nos comprometermos integralmente com a dignidade da pessoa humana, a rejeitar com veemência as propostas embasadas na vingança, e não na misericórdia, na justiça com as próprias mãos, e não na mudança das raízes dos problemas.

Enquanto evangelizadores, devemos pensar e promover ações concretas nas comunidades, de denúncia das injustiças, além de propormos políticas públicas de juventude e acompanhamento às famílias vítimas do estado e da criminalidade. Nossa missão presume o acolhimento, e o não julgamento. Se fizermos isso, estaremos dando um passo rumo à civilização do amor.

Que não esqueçamos das vítimas, que não aceitemos novas vítimas!
#‎ChegaDeViolenciaEexterminioDeJovens‬

‪#‎AjuventudeQuerViver‬

4 comentários:

  1. QUEM POUPA O LOBO SACRIFICA O REBANHO!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sr(a). anônimo(a). Vou deixar o link para que você possa escolher qual fonte confiar: https://goo.gl/aSiW5G

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir