sexta-feira, 19 de abril de 2013

Axé! Awerê!





Alguns, quando "encontram" o "Axé" e o "Awerê" ditos em todos os encontros da PJ, se espantam e acham que somos loucos. Mas quando eu os encontrei, senti que havia encontrado, também, o meu lugar. É chato, na verdade muito chato, o que um PJoteiro tem que passar para manter seus ideais e sua fé intactos, pois sofremos muitos golpes de quem está perto, mas não entende nosso jeito de ser. 

Encontrei na Pastoral da Juventude a alegria de olhar o outro, aquele que reza diferente, mas nem por isso erroneamente; aquele que, por ocasiões da vida, age diferente de nós, mas nem por isso está fora do melhor da vida; como participantes de uma única roda. Nós valorizamos a cultura indígena, pois sabemos o quanto o "Cristianismo" destruiu a história dos donos dessas terras. Acreditamos que Jesus jamais iria aceitar que a crença fosse imposta, com chicotes, sob pena de morte. Valorizamos a cultura afro-brasileira, as religiões afro-descendentes; porque sabemos que nossa ignorância, ao proibirmos os negros de celebrarem conosco, os fez cultivar o seu próprio jeito de louvar, dançar e adorar. Valorizamos a Terra, pois temos um compromisso "eterno" com os pobres e os oprimidos. E quem é mais oprimido do que nossa mãe natureza, nossa casa Terra? Lutamos pela igualdade social. Lutamos contra o Capitalismo, sim! Lutamos contra a redução da maioridade penal. Lutamos contra o Extermínio de Jovens. Lutamos a favor da Vida. Defendemos a vida do outro, e do outro, e do outro, antes da nossa. Buscamos viver com o amor que as primeiras comunidades cristãs viviam. Buscamos agir como os apóstolos agiam. É por isso que muitas vezes esbravejamos, e gritamos, e dizemos "não é assim que deve ser".

É por isso que muitas vezes criamos "inimigos", porque não queremos hierarquia, não queremos poder, queremos horizontalidade, queremos humildade. Sonhamos com o dia em que os "Cristãos poderosos" lavarão os pés dos oprimidos, dos favelados, dos mendigos, dos encarcerados. Esperamos pelo dia que os "Reis" deixem seus tronos, suas "cúpulas", seus "castelos" e venham cear conosco, aqui na periferia, aqui no morro, aqui em baixo de alguma ponte, ali num asilo, num abrigo. Mas não fazemos só palavras, nós agimos dessa forma. Para nós, onde há uma ciranda, onde há alguém pregando a essência do Evangelho, ali está o sagrado. Onde há um simples pastor, cuidando de suas ovelhas e ensinando-as a ser pastoras, ali está a essência do Amor.

Não queremos fama, nem multidões aos nossos pés. Queremos ser respeitados e pessoas que unam-se a nós lado a lado. Queremos que cada um tome suas práticas diárias como testemunho, pois é somente isso que muitos terão como exemplo.

Queremos construir o Reino de Deus, a Civilização do Amor. Somos Pastoral da Juventude. Somos #SonhoFéELuta.

3 comentários:

  1. Ó, quão belo é, quando um jovem,
    *teólogo* da libertação, dos pobres
    e oprimidos, demonstra seu fulgor!
    Ó, inefável beleza, por meio do qual,
    o Cristo, se reduz a dinheiro e *amô*,
    partilhando os seus bens, com o proletariado,
    pelos católicos oprimidos.

    Santo Deus! Olhai o vosso santuário! Tocaram fogo no seu Templo! Salvai-nos senhor, pois o Opressor (o verdadeiro) nos dominou!
    Aos marxistas e TLs de libertação, só tenho uma coisa a dizer: Vade retro Satana!

    Exemplo mesmo era São Francisco de Assis, que UTILIZAVA OURO nos cálices sagrados. Dizia ele "para Deus, o melhor!". E hoje, nós tolos homens, dizemos "para os pobres o melhor!". Meu Deus, meu Deus! Por que me abandonastes? As feras de Basã nos rodearam! Ó virgem gloriosa, vinde em nossa auxílio. Amém!

    ResponderExcluir
  2. OBS: Os "católicos" que apoiam abertamente o comunismo ou socialismo estão oficialmente excomungados latae sententiae pelo «Decretum Contra Communismum». Arrependai-vos, enquanto podeis! Depois da morte, não é mais possível. Voltem para o Corpo de Cristo, que é a Igreja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk Se meu câncer me matar por agora, eu volto para te falar sobre o inferno dos comunistas. ;)

      Excluir