sexta-feira, 2 de março de 2012

Propaganda da Devassa racista?



O que acham? É racismo, machismo, os dois, ou nenhum dos dois? Deem suas opiniões. Aí vai a minha:

Eu vejo que há duas vertentes a se analisar. E as duas vêm de o que a agência quis passar, ao fazer tal afirmação. Sabemos o quanto o mercado das propagandas é competitivo, eu acho até possível que a intensão tenha sido boa, e não perceberam a besteira que estavam falando nas entrelinhas.

O que se insinua é mais forte do que o que se diz. O que fica na mente do povo é a primeira interpretação que temos ao ver uma propaganda. Se é pelo corpo que se conhece a verdadeira negra, nada mais importa numa negra, além do corpo. Uma mente em formação que lê essa frase tem a interpretação de que deve-se ver uma negra nua, antes de qualquer coisa.

A outra interpretação e a que acredito que tenha sido a intenção, vem depois de pensarmos no que isso pode significar. Se a frase fosse: "É pela cor que se reconhece um verdadeiro europeu", todos os que se julgam brancos iriam querer ser da cor de um europeu, para se dizerem verdadeiros europeus, o que é visto como algo bom. O que nos leva a pensar que a propaganda quis insinuar que o corpo da "verdadeira mulher negra" é o mais bonito que existe. Que só o corpo de uma negra merece todo o glamour de ser maravilhoso. Mas isso não vem de imediato nas nossas mentes, por isso eu considero a propaganda machista e racista sim!

Além de tudo isso, podemos, ainda, pensar que a propaganda queria referir-se ao corpo da garrafa; caso ela fosse diferente das garrafas "normais" de cerveja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário