sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Ciência para Todos



Este é o primeiro post do tema "Ciência". Assim como todos os outros, tem um pouco a ver comigo, já que faço faculdade de matemática. Para nós, matemáticos (ou futuros), a matemática foi a primeira ciência que o homem teve contato. E isso é até fácil de imaginar: O Ser Humano desenvolveu, junto com a linguagem, a necessidade de contar. E se contar é parte da matemática e matemática é ciência, a primeira ciência experimentada por nós, foi a matemática.

Estou há quase dois anos como monitor do LEMA - Laboratório de Ensino de Matemática e Estatística da UFBA, onde estudo algumas áreas da matemática, projeto modelos concretos e viajo para exposições, além de apresentar seminários sobre meus estudos.

Dessa forma, devo trazer alguns temas relacionados aos modelos que estudo, mas sempre de uma forma legal de se ler, com o mínimo de matemática formal e com bom humor. Espero ajudá-los a perceber o lado bom da matemática. Também vou tentar trazer temas de outras áreas, para diversificar o negócio aqui.

Existe um déficit grande de abordagens matemáticas de forma clara e que chama o leitor a aprofundar-se no tema. Esse é meu desafio aqui. Já que tenho tantos projetos divulgados, por que não mais um?

Nenhum comentário:

Postar um comentário