sexta-feira, 4 de março de 2011

Fokker 100 - Morto pela imprensa

O TEXTO A SEGUIR FOI TOTALMENTE RETIRADO DO SITE ASASDABHIA



Asas da Bahia na condição de site voltado a aviação, vem a mostrar o seu ponto de vista perante uma situação que veio mexendo com a aviação Brasileira nos últimos tempos! Trata-se da perseguição da imprensa a uma aeronave e empresa em específico, o FOKKER 100 e a TAM. Uma dupla de sucesso, e que mudou a história da aviação comercial Brasileira.
Tudo remonta a 1990, quando mais uma vez inovando em seus serviços a TAM apresentou o Fokker 100 PT-MRA, um silencioso jato regional para 108 passageiros, fabricado na Holanda pela já conhecida Fokker (fabricante do Fokker 27 e 28). O jato era o que havia de mais moderno em sua época, tendo 54 computadores de bordo capazes de levar a aeronave a um pouso ou decolagem totalmente automáticos, 108 passageiros com conforto e o único em sua categoria a levar mais de 100 pessoas pesando menos de 46 toneladas.

O Fokker 100 fez a TAM ser mais conhecida e com ela foi crescendo canto a canto do país com o famoso tapete vermelho. De 2 unidades em 1990 a empresa foi crescendo sua frota com este tipo de aparelho e foi ganhando espaço no mercado com os chamados VDC (Vôo Direto ao Centro) com um serviço de alta qualidade ao passageiro. O Fokker 100 ganhou o apelido de JATO DE CONGONHAS e mais, sua alta operação neste aeroporto em conjunto com sua maior operadora no Brasil fizeram o aeroporto ser conhecido como TAMGONHAS!

A falecida TABA de Belém, operou 2 unidades PT-MCN / MCO que vieram mais tarde a voar na TAM como PT-WHK / WHL, mas a operação do FOKKER 100 na TAM se tornou a mais brilhante de nossa aviação, pois a aeronave fez a empresa subir os degraus da fama e respeito na aviação Brasileira e o resultado disso? A TAM hoje é a maior empresa aérea doméstica. Mas a bela história do Fokker 100 foi manchada da pior maneira possível em um final de Outubro.
Na manhã de 31 de Outubro, o Fokker 100 PT-MRK, pintado em AZUL com o título NUMBER 1, para comemorar o prêmio de Melhor Empresa Regional do Mundo, eleita pela revista Air Transport World, com 6 tripulantes e 90 passageiros prepara-se para o vôo 402, alinhado na pista 17 de Congonhas inicia rolagem, seu reverso abre e fecha seguidamente, a tripulação mantém decolagem, segundos depois a aeronave cai matando todos 96 ocupantes mais 3 pessoas em terra! Era a deixa que a imprensa necessitava! Coberturas completas como todo jornalismo deve fazer, porém o Fokker 100 ali naquele 31 de Outubro, Dia das Bruxas, assinou a sua sentença com a imprensa Brasileira.

Qualquer incidente com o Fokker 100 da TAM após a queda do MRK era motivo para a TV realizar uma sensacional retrospectiva, onde um parafuso que caia de um F100 era motivo para relembrar 31/10/96! Especialmente a maior emissora de TV do Brasil insistia em realizar estes atos. Nós defendemos a seguinte tese: Quanto mais você atravessa a rua, mais chances você tem de ser atropelado. Ou seja o Fokker 100 voava sob uma carga horária de média de 20 horas ou mais por dia e lógico que isso expõe a aeronave a sofrer mais desgaste de sua operação diária. Use demais o seu computador e verás...

Ou seja, o Fokker 100 sendo a espinha dorsal da TAM, estava voando muito e logicamente expondo-se a incidentes! Infelizmente a imprensa não especializada Brasileira, não sabe diferenciar ACIDENTE de INCIDENTE, e passou a pregar o seguinte: ACIDENTE COM OUTRO FOKKER 100 DA TAM... mesmo que tal acidente fosse um pouso com super aquecimento de freios como ocorreu em 2002 no Galeão. Mas o que mais revolta é: SÓ NOTICIA-SE FOKKER 100 DA TAM... em 2001 infelizmente um 737-200 da VARIG, pousou em Goiânia e aquaplanou, sendo considerado perda total, e no mesmo dia um Fokker 100 da TAM sofreu um ACIDENTE (Esse sim um acidente, por que houve vítima!), matando uma passageira, pois a mesma foi quase sugada para fora da aeronave, advinha qual acidente teve cobertura completa? O F100 lógico! Porém se a imprensa perseguia, fazendo as pessoas formarem má opinião sobre o F100, a aeronave sempre saia na mídia caso sofresse algum incidente, sendo que VASP, NORDESTE, VARIG, RIO SUL sofreram incidentes neste meio tempo e nada foi dito! Quantas vezes Boeings da Nordeste já foram atingidos por Urubus na final do pouso de Teresina-PI? Várias... sabe quantas vezes passou na mídia? Nenhuma! A VASP em 2002 sofreu 2 RTO (Rejected Take Off) com seus Boeing 737-200 no mesmo dia e mesmo horário em Salvador, você viu? Logicamente que não! Um Boeing 767 da VARIG sugou um Urubu no Rio de Janeiro e retornou a esta cidade pois seu motor ficou totalmente danificado e aí? Você viu? Lógico que não! Ai de um Fokker 100 que atropele uma formiga... sairá na mídia.


O grande ato da mídia foi encenado em 30 de Agosto de 2002, quando 2 Fokker 100 por ironia do destino pousaram em emergência quase na mesma hora. O mais grave, ficou sem combustível sobre a cidade de Birigüi-SP e pousou em uma fazenda, resultando em uma Vaca Nelore morta! O outro pousou sem trem de pouso em Campinas-SP, foi o suficiente para a mídia usar e abusar da aeronave. Até DESPRESSURIZAÇÃO após o pouso foi noticiada! Já ouviu essa?
O dia 30 de Agosto foi tragicamente aliviado por uma queda de um EMB120 da RICO em Rio Branco no Acre... matando políticos, resultado o F100 ficou menos tostado. Dias depois um Fokker 100 é atingido em solo por uma escada e não pode executar seu vôo e a imprensa cria a inédita DESPRESSURIZAÇÃO APÓS O POUSO! Simplesmente ridículo... dias depois um Fokker 100 pousa com vibração nos motores em Pelotas, a empresa garantiu que a aeronave poderia ter ido até Guarulhos, mas o piloto optou por pousar em Pelotas! Mas Pelotas nem base da TAM possui! Como explicar? A grande questão é POR QUE A IMPLICÂNCIA COM O FOKKER 100? Afinal o Boeing 777 da VARIG realizou um pouso em Recife pelos mesmos motivos do F100 em Pelotas e ninguém soube! Qual a diferença entre a VARIG e a TAM? Uma é vermelha a outra é azul? Negativo, a VARIG dispõe de simpatia perante a mídia. E no ato mais ridículo de todos, cai um ATR-42 da TOTAL, matando 2 tripulantes, gente trabalhadora, batalhando pela sua carreira... a imprensa simplesmente NÃO NOTICIOU nada! E pior, o poucos jornais que falaram sobre, escreveram 2, no máximo 6 linhas sobre o assunto e classificou o ATR como aeronave de pequeno porte!

E para encerrar todos os atos, a Rede GLOBO foi buscar uma notícia de 1 ano e meio para dizer que um Fokker 100 passou 1.500 pés acima do avião presidencial, em uma quase-colisão! Se a FOKKERFOBIA já estava instalada nos passageiros, aquilo foi o cúmulo. Essa série de atos, nos fez lembrar o tempo que a imprensa perseguia a Nordeste, quando mesma sofreu acidentes seguidos com seus Embraer 110. O resultado disso? A empresa retirou 21 aeronaves do serviço diário e irá devolver aos poucos aos seus arrendadores, junto com os 21 Fokker 100 retirados, foram-se mais de 500 funcionários! Será que a imprensa vai contratar essas pessoas? CLARO QUE NÃO! O que nós desejamos passar nesta matéria é: A IMPRENSA DEVE SER IMPARCIAL! Ou seja se é para noticiar incidentes bobos, vamos noticiar incidentes de todo mundo... afinal é avião não é mesmo? Logo, por que não noticiaram o pouso que resultou na perda total do PP-VLV, Boeing 727 da VARIGLOG em Confins? Por que não noticiaram que um Boeing 737 da NORDESTE foi atingido por um Urubu em Teresina? Bem, nada disso importa, pois no momento o Fokker 100 é um avião MORTO na aviação Brasileira, onde ninguém quer entrar em um, sabe por que? Por que a mídia ensinou a todos que aquele avião é um perigo e que pode matar centenas a qualquer momento!
Nós que vivemos a aviação dia-a-dia sabemos que não é assim...

Um comentário:

  1. nao consegui terminar de ler.. eh grande e é sobre aviao.. jaja eu tento de novo! hehe

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