quarta-feira, 17 de março de 2010

A Humildade é a Alma dos Negócios!

O texto a seguir foi feito no dia 30/01/2009: um dia antes do resultado da UFBa 2009. A grande inspiração para este texto foi minha "derrota" no processo seletivo do IFBa (CEFET) em 2004 para entrar no ensino médio. Eu fiz um curso pré-cefet naquele ano. O curso começara no início de 2004, porém entrei somente no segundo semestre. O grande problema desse curso é que é feita uma lavagem cerebral nos alunos! Eles dizem em todas as aulas que quem faz o curso já passou e isso faz com que os alunos se sintam superiores aos dos outros cursos, o que é falta de humildade. Nada é fácil. E essa ideia falta a muita gente. Disso tudo, após não passar no cefet e lamentar muito, aprendi a ser um pouco humilde e, a partir disso, com muito esforço consegui chegar onde estou e pretendo, claro, ir o mais longe possível... Sem delongas, vamos ao texto:





Passei 2008 inteiro preparando-me para este dia. Mais de um ano de espera e estou a um dia de saber meu caminho; se minha vida vai mudar para melhor, ou se terei que aprender, mais uma vez, com a derrota. Derrota essa que não terá sido em vão, assim como todas as que existem.

O vestibular de domingo chega, mas sábado não chega; uma semana angustiante, cada chamado urgente de alguém me faz pensar que o juízo final foi decretado, porém não passam de alarmes falsos do meu consciente mais meu subconsciente, pois, agora, os dois trabalham juntos num único sentido, com duas missões. A emoção quer pensar em todo o lado bom do resultado positivo, e a razão não me deixa viajar no tempo, me conta que o dia ainda não chegou, ainda não posso comemorar. Minha razão me explica que não sou o único que almeja aquela lista, aquela lista que, por muitas vezes, procurei meu nome e, quando não o encontrava, sempre passava o mouse na linha entre os dois nomes onde o meu deveria estar. É nessa hora que o peso de suas costas te faz flutuar, ou te afunda até o centro da Terra por conta de uma gravidade muito maior do que a que estamos acostumados.

Em cada momento sozinho travo uma batalha íntima, que, além de pensar no futuro, pensa no presente, no passado, nos cruzamentos entre eles que ainda podem ocorrer, pensa em todas as possibilidades, todas mesmo! Uma batalha para quem é forte de Espírito, porque se não for, qualquer probleminha já é a gota d’água. Mas, amigos, a última semana iguala todos na esperança, nas certezas e nas dúvidas. Já me tornei experiente nesse esporte. Nele o jogo só acaba quando a página é atualizada pela última vez.

Sei que poderia ter feito melhor, poderia ser 100%, no entanto isso é para poucos, não por inteligência, mas sim por perseverança e humildade, essas são as almas do negócio! Apenas um dia, duas aulas a menos no currículo, de semanas, de sábados e domingos que iam das 8h às 17h; porém, cada minuto de atenção máxima, cada centavo valeram à pena. Hoje, na minha escala de 0 a 10, sai do 0 e cheguei no 3. 3 esse que talvez não me traga, amanhã, o que quero, mas com certeza, é o 3 do início da minha vitória. O que sentirei, após olhar a lista, somente eu e Deus saberemos, contudo confesso aqui que não importa o resultado, mas o que se aprende com ele, seja uma gama imensa de conhecimentos acadêmicos, seja a ser mais humilde e perseverante, e o último é, disparado, o mais importante, pois só Eu mesmo posso ensinar-me essas virtudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário