quarta-feira, 24 de março de 2010

Baiano Preguiçoso?

O texto a seguir foi feito em 2008, acho que em junho ou julho... É uma resposta ao quadro do "zorra total" da globo, o qual tinha um baiano que, por ser preguiçoso, não conseguia voltar pra casa.


Para: os sulistas, que acham que o Brasil é de sua propriedade e ainda se sentem no direito de chamar-nos de preguiçosos. Peço que pensemos antes de darmos ibope a quem não merece.

Por que será que os sulistas (paulistas, cariocas e afins) dizem que os baianos são preguiçosos?

Talvez porque uma música infeliz disse isso, talvez porque a escravidão levou-os a pensarem isso! Sinto-me totalmente ofendido, não por ser preguiçoso, mas por conhecer o esforço de todos os baianos. O Brasil recebe 6,5 milhões de Turistas por ano, 3,5 milhões vêm pra Bahia. Será inveja dos sulistas, porque chego à escola em 10 minutos morando a 10 km dela? Por que a vista do Elevador Lacerda é inimaginável? Por que podemos ver o pôr do Sol abaixo do nível do mar? Por termos mais de 365 Igrejas, mais de uma para cada dia do ano? Por termos sido a primeira Capital do País? Ou por tudo isso e muito mais?

Então, sulistas, deixem-me curtir as dunas de Mangue Seco, os paredões de Bom Jesus da Lapa, as praias de Valença, deixem-me curtir o encontro das águas do mar e do rio em Baixios, as gigantes montanhas da Chapada, onde foi um mar há milhões de anos. Deixem-me ter o maior litoral do país, descer 71 metros de elevador em 13 segundos, ter a vista da baía mais bonita do Brasil ao fim da subida da ladeira da montanha. Deixem-me ter o Monte Pascal, Morro de SP, Canudos, águas termais em Jorro, Jorrinho e Cipó, Monte Santo, a segunda maior malha rodoviária do País, deixem-me ter o MAPA igual ao do país, pois até nisso fomos privilegiados.

Ninguém tem o direito de julgar a procedência do outro. Nunca falamos um “ai” do Sul-Sudeste. Acham que a Bahia é só carnaval e preguiça, mas são eles quem compram os blocos mais caros, são eles que vão para as festas mais caras da Bahia. Falam mal, mas vêm pra cá se divertirem. Dizem que falamos cantando e só comemos Dendê. Acham-se donos do país. Lembrem-se dum quadro que a Globo colocou no “Zorra Total” em que um baiano queria vir pra casa e sempre não vinha por causa da sua preguiça, e além de falar totalmente diferente do nosso sotaque, ainda só falava em dormir. Eles podem dizer que somos preguiçosos, burros e ignorantes explicitamente. Mas vai um baiano, em rede nacional dizer que o paulistano acorda 4h da manhã para chegar no trabalho às 8h, que São Paulo já não aguenta mais a poluição e a quantidade de moradores, vai alguém falar que, no Rio de Janeiro, morrem mais pessoas por bala perdida do que no Iraque? Será que só quando isso acontecer, lembrarão que o Nordeste também faz parte do Brasil?

Ah! Se a Revolta dos Malês tivesse dado certo.

3 comentários:

  1. Penso que dizem que baiano é preguiçoso tanto por nós conseguirmos trabalhar, estudar, fazer a maior festa do planeta (acho ridícula, mas tem lá suas vantagens) e ainda conseguimos fazer uma festa de camisa quase todo dia (Aff); Outro motivo, que muitos negam, é o fato de que a Bahia tem a maior população afrodescendente do país, e o 'bicho-negro' não é gente descente. Escreveria mais sobre isso, contudo prefiro deixar pra outra ocasião (se falasse agora, ia dizer assim: "Lá vem o chato!" ou "Racismo? No Brasil?".

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que eles não sabem diferenciar preguiça & tranquilidade!Nós Baianos somos tranquilos e não preguiçosos...Trabalhamos até demais!!
    A mídia tbm ajuda nisso, só mostra o pessoal se divertindo...
    Paulistas morrem de inveja de tudo que a gente tem...Até da nossa alegria e bom humor...
    E Baiano é tudo de bom, um sucesso total!Como diz o ditado "baiano não nasce, estreia!"

    =D

    ResponderExcluir
  3. verdade, aquele quadro do zorra total é deplorável!

    ResponderExcluir